Testosterona Faz Crescer Barba e Cabelo?
É de conhecimento popular que a testosterona faz crescer não só pelos como músculos, tanto em homem quanto mulher.
Também é de conhecimento público que a testosterona é um hormônio produzido pelos homens e tem inúmeras funções no corpo masculino.
No entanto, ainda surgem algumas dúvidas a respeito deste hormônio.

Nem todos sabem muito bem o que ele é especificamente, nem o que acontece quando há uma sobrecarga ou falta dele no organismo.
Muitas pessoas também não sabem quando esse hormônio dá indícios de que tá baixo ou alto.
Ainda há muito o que se falar sobre a testosterona e seus efeitos no corpo. Sendo assim, preparamos este artigo contando um pouco mais sobre essas dúvidas e esclarecendo-as um pouco.
Então, se ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo.
O Que É A Testosterona?
A testosterona é produzida naturalmente em nosso corpo a partir do hormônio dhea , porém, é encontrada em maior quantidade no organismo masculino, no qual é feito nas células de Leydig, nos testículos.
O homem apresenta cerca de trinta vezes mais testosterona que a mulher.
Ele é o principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular e a diminuição da gordura corporal.
A testosterona estimula também o metabolismo que faz com que o corpo use a gordura acumulada como fonte de energia.
De forma contrária, a perda de massa muscular está associada a deficiência desse hormônio, assim como a falta de outras questões como a indisposição.
A testosterona no homem tem como principal característica o crescimento da barba, engrossamento da voz e a fertilidade masculina.
O Que Acontece Quando Tem Muita Ou Pouca Testosterona No Organismo?
Após os 50 anos, é comum haver diminuição na produção de testosterona, sendo assim, caracterizada como andropausa, semelhante a menopausa das mulheres.
No entanto, a diminuição da produção de testosterona no homem, não significa a sua infertilidade, mas sim que sua capacidade de se reproduzir pode ter diminuído.
Quando há excessos desse hormônio, o corpo costuma responder de uma forma.
Então quando há diferenças gritantes na alteração do humor e na agressividade, saiba que é um sinal de excesso de testosterona.
Pois ela também atua no sistema nervoso e quando se encontra em alta, ela deixa o homem mais agressivo.
O excesso da testosterona também faz os pelos crescerem. Veremos isso um pouco mais a frente.
Ela também influencia no aumento de massa muscular, pois interfere diretamente no músculo.
Outra coisa que o excesso de testosterona faz é a atrofiação dos testículos. Se a testosterona baixa provoca a diminuição do desejo sexual, o excesso pode atrofiar os testículos e pode chegar a causar infertilidade e impotência.
Outros aspectos como pressão alta, aumento dos níveis de colesterol, aumento da mama, apneia do sono e outros distúrbios do sono, são indícios que o hormônio pode estar em excesso.
Quando há pouca testosterona no organismo, os órgãos que são estimulados por esse hormônio têm sua resposta reduzida, trazendo algumas mudanças no corpo.
No entanto, a testosterona baixa pode ser devido ao envelhecimento natural do corpo. Geralmente a baixa costuma acontecer com homens com mais de 40 anos.
Alguns sinais que indicam que o corpo está com baixo hormônio são:
- diminuição da libido (desejo sexual),
- dificuldades de ereção,
- perda de massa muscular e, consequentemente, diminuição da força muscular,
- rarefação de pelos,
- instabilidade emocional,
- distúrbios de sono,
- menor concentração,
- aumento de gordura e,
- dores ósseas.

Exame Que Mede A Testosterona
Os exames que indicam a quantidade de testosterona no corpo são pouco específicos e nem sempre são confiáveis porque seus valores alteram-se constantemente de acordo com inúmeros fatores.
A idade, etnia, hábitos de vida, alimentação, prática de atividades físicas, ou sedentarismo, tudo isso contribui para que os valores mudem.
Normalmente nos exames de medição do hormônio masculino, são solicitadas a dosagem da testosterona livre e da testosterona total.
A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo.
Ela pode ser absorvida para que exerça sua função no organismo e corresponde de 2 a 3% da testosterona total que é toda a quantidade de testosterona produzida pelo organismo. Ou seja, a testosterona livre e a testosterona que está ligada a proteínas.
Os valores normais de testosterona total no sangue são:
- Homens: 241 – 827 ng/dL
- Mulheres: 14 – 76 ng/dL
Em relação aos valores de referência da testosterona livre no sangue, além de variar de acordo com o laboratório, variam de acordo com a idade e fase do ciclo menstrual, no caso nas mulheres:
- Homens
- Até 17 anos: Valor de referência não estabelecido;
- Entre 17 e 40 anos: 3 – 25 ng/dL
- Entre 41 e 60 anos: 2,7 – 18 ng/dL
- Acima de 60 anos: 1,9 – 19 ng/dL
- Mulheres
- Fase folicular do ciclo menstrual: 0,2 – 1,7 ng/dL
- Meio do ciclo: 0,3 – 2,3 ng/dL
- Fase lútea: 0,17 – 1,9 ng/dL
- Pós menopausa: 0,2 – 2,06 ng/dL
A testosterona pode estar aumentada em caso de puberdade precoce, hiperplasia adrenal, cirrose, hipertireoidismo, uso de remédios para convulsão, entre outros.
Porém a testosterona pode estar diminuída em casos de hipogonadismo, retirada dos testículos, síndrome de Klinefelter, uremia, hemodiálise, insuficiência hepática, consumo exagerado de álcool por homens e uso de remédios como digoxina, espironolactona e acarbose.
A Testosterona Faz Crescer Ou Cair Cabelo?
É interessante notar que a circulação do hormônio testosterona também é responsável por concentrar o crescimento de cabelos, barba (ou de pelos) em determinadas áreas do corpo, como no peito, nas costas e pelos pubianos.

Por outro lado, o DHT (Di-hidrotestosterona), hormônio formado a partir da testosterona é limita o aparecimento em outros lugares, como no couro cabeludo.
No caso dos cabelos, a testosterona chega até os folículos capilares passando pelas papilas dérmicas do couro cabeludo.
Quando esse hormônio chega a este local, ele pode ajudar ou atrapalhar os folículos a fazerem os cabelos crescerem com suas características como cor, espessura e tamanho.
No entanto, a falta do hormônio ou sua má recepção pelas células capilares, causam uma inibição do crescimento dos seus fios.
Testosterona Faz Cair Pelos: O Que Isso Significa?
Significa que a testosterona em excesso não faz o cabelo cair.
A queda de cabelo é provocada pelo hormônio di-hidrotestosterona, que é um hormônio obtido pela transformação da testosterona no homem e da androstenediona na mulher.
A produção deste hormônio ocorre nos testículos, próstata, glândulas adrenais e nos folículos capilares.
Indivíduos calvos produzem enzimas no couro cabeludo que potencializam a transformação dele.
Todo o cabelo passa por três fases de crescimento: anágena, catágena e telógena.
Geralmente, são necessários de dois a seis anos para o cabelo passar por esse ciclo trifásico.
Para homens cujos cabelos da cabeça são mais sensíveis ao DHT, esse ciclo será mais curto, resultando em cabelos mais finos, mais propensos a quebrar e mais propensos a cair mais rapidamente
Agora, seus folículos capilares encolhem naturalmente à medida que envelhecem, fazendo com que seus cabelos afinem. Mas pesquisas indicam que altos níveis de DHT aceleram a taxa na qual os folículos encolhem, levando à perda de cabelo.
Testosterona Faz Crescer Barba?

A verdade é que os hormônios responsáveis pelo crescimento da barba são testosterona e Di-hidrotestosterona (DHT) como dissemos acima.
No entanto DHT afeta os cabelos da cabeça e dos pelos faciais de maneira diferente.
Enquanto a testosterona é responsável pela preparação do folículo piloso, o DHT promove o crescimento linear dos pelos faciais.
As barbas precisam que o DHT se desenvolva e alcance todo o seu potencial. Na maioria dos casos, níveis mais baixos ou menor sensibilidade a esse hormônio levam a menos crescimento da barba.
A lógica simples implica que homens com níveis mais altos de testosterona e DHT podem crescer significativamente mais barba do que homens com níveis mais baixos desses hormônios.
Então, se os folículos capilares são mais sensíveis a esses hormônios, é provável que sua barba se desenvolva mais cedo.
Isso significa que uma barba forte e saudável geralmente anda de mãos dadas com a perda de cabelo na cabeça mais cedo, mas essa não é a regra para todos os homens.
No entanto, níveis mais baixos de testosterona não significam necessariamente que sua barba será sempre irregular, falhada ou que você não será capaz de cultivá-la.
Conclusão
Vimos neste artigo tudo sobre o hormônio da testosterona e suas principais funções.
Vimos a importância desde hormônio no organismo, tanto no masculino quanto no feminino.
Falamos também sobre as principais causas de aumento e diminuição da testosterona e porque elas acontecem e quais são suas consequências para o organismo humano.
Não podemos deixar passar também sobre as funções da testosterona no crescimento dos pelos, barba e cabelo.
Se este artigo lhe ajudou e esclareceu pontos sobre a testosterona e seus efeitos principalmente sobre o crescimento dos pelos e cabelo, então deixe seu comentário para que a gente saiba e não se esqueça de compartilhar este artigo!