Quai são os benefícios da vitamina C
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp

Quais os benefícios da Vitamina C

A vitamina C ou o ácido ascórbico é conhecida por ter diversas funções em nosso organismo, mas você conhece os benefícios da Vitamina C?

Esta vitamina não é produzida de forma natural pelo corpo. Então a única forma de obtermos tal vitamina é por ingestão de alimentos que a contém ou através da suplementação de vitamina C.

A vitamina C é fundamental para o metabolismo de vários nutrientes e aminoácidos que consumimos diariamente, além de ser fator fundamental no transporte de glicólise, ferro, angiogênese, em alguns estudos é tida como importante nutriente para a sobrevivência das células.

Os principais benefícios da vitamina C são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate ao stress;
  • Diminui a ação dos radicais livres;
  • Tem ação oxidante;
  • Evita o envelhecimento precoce da pele;
  • Aumenta a absorção de ferro e cálcio pelo organismo.

Estes são os principais benefícios da desta vitamina, mas ela ainda tem muitos benefícios que iremos aprofundar abaixo.

Colágeno e a Vitamina C

O colágeno é uma proteína fundamental para o nosso corpo. Ele é responsável pela resistência e elasticidade de nossa pele, além de ter importante participação no crescimento fortalecido dos nossos cabelos e unhas.

Outra função importante do colágeno é na produção das fibras que vão construir os tecidos do corpo como: tendões, articulações, ossos e músculos.

E onde entra a vitamina C e o colágeno?

Para que a produção do colágeno aconteça normalmente é necessário que os níveis de vitamina C estejam normais. A vitamina c importante para a síntese de colágeno, ela atua quebrando as moléculas do colágeno, tirando ele de dentro das células, para se fixarem nos tecidos, músculos, cartilagens e etc.

Em casos mais acentuados de falta do ácido ascórbico no organismo, a produção do colágeno fica prejudicada, podendo causar o escorbuto, uma doença relacionada a problemas na síntese do colágeno, causando hemorragia.

Auxilia na recuperação Muscular

uando fazemos uma seção de exercícios físicos intensa, a nosso organismo libera uma grande quantidade de radicais livres em nosso organismo. Estes radicais livres é o maior culpado pelo envelhecimento precoce, além de estar atribuído a doenças como mal de Parkinson e Alzheimer.

A vitamina C com seu alto poder antioxidante ajuda a eliminar as moléculas prejudiciais ao organismo resultante da combustão de oxigênio feita durante sua seção de treino.

Outro papel importantíssimo da vitamina C é que ela tem grande participação na constituição e liberação de hormônios esteroide como a testosterona.

Benefícios da Vitamina C para a Pele e Rosto

A vitamina C traz muitos benefícios para a pele, como ela é responsável pela síntese do colágeno ela ajuda a manter a pele mais firme. Também retarda o envelhecimento precoce a ajuda a eliminar manchas na pele. Os principais benefícios da Vitamina C para o rosto são:

benefícios da vitamina c para o rosto
A vitamina C , grande aliada para o rosto
  • Combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele;
  • Clarear a pele, combatendo as manchas causadas pelo sol, acne ou sardas;
  • Atenuar rugas e linhas de expressões;
  • Proteger as células da ação dos radicais livres, por ser antioxidante;
  • Hidratar a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa. 

 

Para aproveitar de maneira mais efetiva os benefícios que está vitamina promove é usando cremes ou loções ricas em vitamina C.

O ideal é usar uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, assim você aproveita o sono para reparar o corpo e a alma.

Mas uma outra forma de uso é aplicar uma máscara caseira preparada com vitamina C em pó, linhaça e mel.

Possíveis efeitos colaterais da Vitamina C

Esta vitamina tem baixa toxidade, por isso os benefícios da vitamina C são enormes. Mesmo assim possui alguns efeitos colaterais caso seja consumida em excesso.

A dose máxima diária recomendada é de 2 gramas ou 2000 miligramas do suplemento, a partir desta dosagem alguns efeitos colaterais podem ser notados, os principais são:

  • Diarreia
  • Náusea
  • Cólicas abdominais
  • Insônia

Em suma, a vitamina C é muito importante para nosso organismo, ela é fundamental para nosso bem-estar e reforço do sistema imunológico, assim como a vitamina d. Como não é produzida temos que encontrar em alimentos rico em vitamina C ou em suplementos alimentares. Você também pode consumir o colágeno hidrolisado com vitamina C e assim resolver 2 problemas com apenas 1 suplemento.

Mas lembre-se de não extrapolar na dose, assim não corre o rico de efeitos adversos.

Portanto, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui o seu comentário ou compartilhe para ajudar também seus amigos.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se e receba mais artigos como este!

Toda semana enviaremos artigos parecidos como este e você receberá em primeira mão!

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDOS

O QUE É MINOXIDIL SP?

A Minoxidil SP é uma loja dedicada a vender Minoxidil, produtos para barba, além de suplementos alimentares. Localizada na cidade de São Paulo, atua des…continuar lendo

MAIS ARTIGOS