Óleo de barba ou para a barba é um dos elementos mais essenciais para o homem que quer ter aquela barba longa e modelada, mas na maioria das vezes é completamente esquecido.
Ter aquela barba grande e volumosa é o sonho de consumo de muitos homens mundo afora, e não é por menos que existem diversos tratamentos e até implantes para que
você fique com o rosto cheio de pelos, mesmo que a sua genética não tenha o ajudado.
Meses e meses se passam cultivando aquela barba e agora ela cresceu. Chegou a hora de
usar um componente essencial para que você a mantenha forte e saudável, o óleo para barba.
Mas o que é o óleo para barba?
Os óleos para barba são desenvolvidos para hidratação tanto do fio como da pele por baixo dos fios.
Ele é feito de com 2 ingredientes principais:
- Óleo base: geralmente feitos de coco, amêndoas, jojoba, argan ou rícino.
- Óleos essenciais: são os óleos que trazem os nutrientes e os aromas que podem ser cítrico, amadeirado ou frutado.
Quando aplicado na barba ele traz uma nutrição aos pelos que eles não conseguem por si só.
Isso acontece porque o crescimento dos fios é promovido por andrógenos como a testosterona, assim os frios vão ficando grossos, com maior possibilidade de ficar seco e quebradiço.
Com os fios da barba tentando loucamente se manter nutrido, eles sugam toda a umidade da pele, deixando-a ressecada. À medida que os fios vão crescendo e a ponta vai ficando cada vez mais distante da pele eles vão ficando cada vez mais fracos, secos e desnutridos.
O resultado? Pelos ásperos, danificados e com pele irritada.
Você quer isto? Eu acho que não.
Usando um bom óleo para barba ele agirá em 2 frentes:
O óleo base vai atuar como um complemento natural ao sebo produzido pelo folículo.
Os óleos essenciais atuarão de forma a levar vitaminas, minerais e ácidos graxos necessários.
Algumas poucas gotas do óleo já são suficientes para hidratar tanto a barba quanto a pele por baixo dela, assim fica prevenido o ressecamento, coceira, caspa e fios quebradiços.
Sem contar que os óleos essenciais sempre são aromatizados, assim sua barba também fica cheirosa.
Óleos base do óleo para barba
Os principais óleos base para produzir o óleo de barba são: óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de argan e óleo de rícino. Descreveremos abaixo as propriedades de cada um dos óleos para que você possa escolher o melhor para você.
Óleo de Argan
O óleo de Argan é retirado da planta Argania Spinosa e é encontrado apenas no Marrocos, por ter uma produção limitada o preço de óleos para barba com base no óleo de argan tem o preço um pouco mais elevado.
O óleo de argan traz muitos benefícios, portanto vale cada centavo investido neste óleo.
Os principais benefícios trazido por este óleo é por conta dos nutrientes que o compõe entre eles estão os ácidos graxos essenciais, tocoferol, ácido fenólico e carotenos. O óleo de argan possui 3 x mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal, além de ser composto por 80% de gorduras insaturadas.
Esta composição ajuda a reduzir o frizz, controla os fios rebeldes, reduz as pontas duplas além de proteger de danos térmicos.
Óleo de Coco para Barba
O óleo de coco é um produto multiuso, pois pode ser consumido como alimento ou usado para nutrição e rejuvenescimento da pele, cabelos e barba. Por ser um produto abundante no Brasil, o óleo de coco tem o preço mais acessível e é facilmente encontrado nas farmácias e perfumarias.
O óleo de coco é um produto multiuso, pois pode ser consumido como alimento ou usado para nutrição e rejuvenescimento da pele, cabelos e barba. Por ser um produto abundante no Brasil, o óleo de coco tem o preço mais acessível e é facilmente encontrado nas farmácias e perfumarias.
Ao usar o óleo de coco na barba, você está contribuindo para os fios voltarem a ter brilho, força, volume e densidade. Isso por conta de suas propriedades nutricionais que contém entre outras: fito esteróis, vitaminas (C, E, K e colina), minerais (magnésio, cálcio, potássio, zinco, fósforo, ferro) e ácido hialurônico (um hidratante natural). Além de ser composto por mais de 50% de ácidos graxos insaturados.
Óleo de Rícino para Barba
O óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, nome cientifico (Ricinus communis). No processo de extração deste óleo é separado a ricina (substancia tóxica, prejudicial a saúde). Assim seu uso é totalmente seguro e indicado.
O óleo do rícino também contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
O óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, nome cientifico (Ricinus communis). No processo de extração deste óleo é separado a ricina (substancia tóxica, prejudicial a saúde). Assim seu uso é totalmente seguro e indicado.
O óleo do rícino também contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
O óleo de mamona é rico em ácido ricinoleico, um ácido graxo monoinsaturado, também é rico em vitamina E. Contém também sais minerais, deixando este óleo com um enorme poder de limpeza e hidratação da pele, cabelos e barba.
Os principais benefícios do uso do óleo de rícino são: hidratação da pele, hidratação do couro cabeludo, regulação do intestino, combate a caspa e piolhos, diminuição de dores.
A composição do óleo de Ricino é:
Nome do ácido | Faixa de composição média |
Ácido ricinoleico | 85 a 95% |
Ácido oleico | 2 a 6% |
Ácido linoleico | 1 a 5% |
Ácido linolênico | 0.5 a 1% |
Ácido esteárico | 0.5 a 1% |
Ácido palmítico | 0.5 a 1% |
Ácido dihidroxiesteárico | 0.3 a 0.5% |
Com sua função adstringente o óleo de rícino atua desobstruindo os poros e bulbo capilar, assim sua barba cresce mais fortalecida e nutrida com o uso deste óleo base.
Óleo de Jojoba
A planta da jojoba é nativa da América do Norte, entre o Sul so Arizona e Noroeste do México. É uma planta que adora climas desérticos. O faz com que dê frutos com muitas propriedades curativas.
Um óleo para barba produzido a partir da jojoba é muito rico. Usado puro também trata a acne, o ressecamento da pele entre outras, pelo fato de ser antibacteriano, antioxidante e hipoalergênico.
O óleo de jojoba ajuda a controlar a produção de sebo, deixando a pele menos oleosa, fazendo com que os fios cresçam de forma robusta.
O óleo de jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo.
O óleo de jojoba ajuda a recuperar a pele de queimadura e também da irritação causada por lâminas de barbear.
Estes são os principais óleos base utilizados na produção do óleo para barba. Eles podem ser puros e misturados com os óleos essenciais ou composto por uma pequena quantidade de cada óleo base, mais os óleos essenciais.
Óleos Essenciais
Os óleos essenciais são extremamente concentrados, geralmente apenas uma pequena porcentagem destes óleos faz parte da composição do seu óleo para barba.
Os óleos essenciais nunca são usados de forma pura, eles têm que ser diluídos em algum óleo base para facilitar a absorção e evitar efeitos colaterais indesejados.
Principais Óleos Essenciais
Os principais óleos essenciais são:
Alecrim
Camomila
Eucalipto
Gerânio
Hortelã-pimenta
Lavanda
Limão
Rosa
Sândalo
Ylang-ylang
Gengibre
Cada um destes óleos tem sua propriedade terapêutica, que misturado aos óleos bases se torna terrivelmente eficiente para manter sua barba crescendo de forma permanente.
O uso de óleo para barba é essencial para o homem que quer manter a barba com brilho, macia, cheirosa, com volume e sem frizz.
Minoxidil e Óleo para Barba
Muito homens usam o Minoxidil para estimular o crescimento da barba. Mas como sabemos, o Minoxidil traz diversos efeitos colaterais como:
- Ressecamento
- Coceira
- Descamação
- Caspa na barba
Com o uso de óleo para barba é reduzido em mais de 95% a chance de ocorrer estes efeitos colaterais, pois com a barba sempre umectada e a pele por baixo da barba hidratada a chance de efeitos colaterais é quase nula.
Os óleos próprios para barba têm preços que variam de R$20,00 a até valores maiores que R$100,00. Na loja Barba e Suplementos você encontra além de óleos de barba, também encontra os óleos de coco e rícino e é claro você também pode comprar Minoxidil Kirkland para que você crie o seu próprio óleo.