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Insônia: Um Guia Completo Sobre Os Seus Perigos

Um distúrbio conhecido por muitos e um pesadelo para tantos, a insônia é um dos fatores que mais prejudicam a capacidade de uma pessoa adormecer.

Ela também pode manter a pessoa adormecida durante toda noite, comprometendo a qualidade de vida de uma pessoa em geral, pois não há equilíbrio.

Muitos adultos vem apresentar casos de insônia em algum momento da vida, no entanto, algumas pessoas possuem insônia crônica, na qual pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

Geralmente, quem possui este distúrbio, começa o dia já se sentindo exausto, possui problemas de humor e falta de energia e tem o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicados por conta dele.

A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

Se você sofre ou conhece alguém que está passando por isso, fizemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre insônia.

O Que É E Por Que A Insônia Aparece?

Como pessoas diferentes precisam de quantidades diferentes de sono, a insônia é definida pela qualidade do sono e como você se sente depois de dormir.

Ela não é definida pela rapidez com que você adormece ou pela quantidade de horas que você passa dormindo.

porque insônia acontece

Sendo assim, mesmo se você estiver passando oito horas por noite na cama, se sentir sonolência e fadiga durante o dia, poderá sentir insônia.

A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.

Embora o distúrbio seja a queixa mais comum do sono, não é o único problema do sono.

O problema que causa a insônia difere de pessoa para pessoa. Pode ser algo tão simples quanto beber muita cafeína durante o dia ou um problema mais complexo, como uma condição médica subjacente ou sentir-se sobrecarregado de responsabilidades.

A boa notícia é que a maioria dos casos de insônia podem ser curados com mudanças que você pode fazer por conta própria. Veremos mais sobre isso adiante.

As causas para insônia são as mais variadas possíveis. Questões emocionais como estresse, ansiedade e depressão causam metade de todos os casos de distúrbio do sono.

No entanto, hábitos diurnos também causam interferência no sono a noite, assim como sua saúde física também desempenha um papel.

Às vezes, a insônia dura apenas alguns dias e desaparece por si própria, especialmente quando ela está ligada a uma causa temporária óbvia como circunstancias do dia a dia e suas expectativas ansiosas sobre algum acontecimento.

Outras vezes, ela é teimosamente persistente. A insônia crônica geralmente está ligada a um problema mental ou físico subjacente.

Suas principais causas são:

  • Ansiedade
  • Estresse
  • Depressão

Outras causas emocionais e psicológicas comum podem ser inclusas como:

  • Raiva
  • Preocupação
  • Tristeza
  • Transtorno bipolar
  • Traumas

Tratar esses problemas subjacentes é essencial para resolver sua insônia.

Desse modo, outras questões que contribuem para o aparecimento da insônia, são problemas médicos como:

  • Asma
  • Alergia
  • Doença de Parkinson
  • Hipertireoidismo
  • Refluxo ácido
  • Doença Renal
  • Câncer
  • Dor Crônica

O uso de alguns medicamentos também podem interferir na qualidade do sono, principalmente antidepressivos, estimulantes do TDAH, corticoides, hormônio da tireoide, medicamento para pressão e alguns anticoncepcionais.

Sendo assim, a insônia é um distúrbio do sono, porém, ela pode ser causada por outros distúrbios, como a apneia, síndrome das pernas inquietas, entre outros.

A Insônia Na Gravidez

insônia na gravidez

Para uma futura mãe, experimentar privação de sono após o nascimento do bebê é uma realidade.

No entanto, na gravidez, é comum que as mulheres passem por alguns distúrbios de sono.

A maioria das mulheres experimenta problemas de sono durante a gravidez.

As mulheres grávidas tendem a dormir mais durante os primeiros trimestres, mas experimentam uma grande queda na qualidade do sono.

No entanto, o diagnóstico diferencial de insônia na gravidez inclui distúrbios de ansiedade, transtornos do humor, distúrbios do sono relacionados à respiração e síndrome das pernas inquietas.

Quais As Causas Da Insônia Durante A Gravidez?

Há inúmeros fatores pelos quais mulheres grávidas podem ficar acordadas, incluindo:

  • Necessidade de urinar com frequência
  • Náuseas ou enjoos
  • Dor nas costas
  • Desconforto abdominal
  • Cãibras nas pernas
  • Falta de ar
  • Azia
  • Sonhos vívidos

Outras causas da insônia podem se relacionar ao estresse ligado ao trabalho de parto, ou na preocupação sobre o fato de ser mãe.

Então, pensamentos como esses, podem manter uma mulher grávida acordada por muitas horas.

Para evitar esse distúrbio durante a gravidez, é aconselhável que se estabeleça uma rotina e bons hábitos de sono.

Comece indo para cama no mesmo horário durante todas as noites e comece sua rotina com algo que te deixe relaxada.

Evite contatos com telas pelo menos uma hora antes de dormir, por exemplo, tela de celular, tv., tablet etc, pois a luminosidade destes aparelhos podem afetar o ritmo circadiano do seu corpo.

Tomar um banho relaxante também pode contribuir com uma noite melhor.

 

Dicas para evitar a insônia

Algumas dicas de saúde e bem estar também são bem vindas no combate contra o distúrbio do sono.

Uma boa dieta pode interferir na digestão e absorção dos nutrientes necessários para o seu corpo e isso pode gerar impactos físicos em você.

A ingestão de água é muito importante também, no entanto é bom que seu consumo seja diminuído após as 19:00 hrs, para que as idas ao banheiro durante a noite sejam evitadas, para que desse modo, o sono não seja interrompido.

Quando for comer, tente saborear mais lentamente a comida para que as chances de azia sejam reduzidas.

Comer a janta cedo também pode ajudar, no entanto, não vá dormir com fome.

Prefira lanches ou comidas ricas em proteínas para que os níveis de açúcar no sangue sejam estáveis durante a noite.

Um copo de leite quente pode ajudar nessa situação, caso não saiba o que ingerir.

Manter-se ativo durante o dia também é uma boa opção para quem quer descansar a noite.

No entanto, a chave de sucesso para que todas as coisas fluam e resulte em um sono melhor, é o conforto e o ambiente que se do seu quarto ou o espaço no qual dorme

Tratamentos Naturais Para Insônia

Antes de começar qualquer tratamento para insônia, você deve se tornar detetive do seu próprio sono para que desse modo você descubra qual o motivo que te impede de dormir.

Então analise questões como:

  • Você está sob muito estresse?
  • Se sente deprimido? Você se sente emocionalmente plano ou sem esperança?
  • Você luta com sentimentos crônicos de ansiedade ou preocupação?
  • Passou por uma experiência traumática recentemente?
  • Você está tomando algum medicamento que possa estar afetando seu sono?
  • Você tem algum problema de saúde que possa estar interferindo no sono?
  • O seu ambiente de sono é silencioso e confortável?
  • Você tenta ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias?

 Desse modo, depois de descobrir a causa raiz, você pode adaptar o tratamento adequadamente.

Muitas vezes como dissemos mais acima, mudar os hábitos que reforçam a insônia é suficiente para supera-a completamente.

Assim, existem algumas formas naturais de afastar a falta de sono da sua vida. Uma delas é com a respiração abdominal.

A respiração abdominal ajuda a relaxar. Basta que você respire profundamente, envolvendo o peito e a barriga, junto com a região lombar e as costelas.  

Feche os olhos e respire fundo, lentamente, tornando cada respiração ainda mais profunda que a anterior. Inspire pelo nariz e expire pela boca.

Existem também alguns suplementos e medicamentos contra insônia. São eles a melatonina e a valeriana.

A Melatonina:

A melatonina é um hormônio natural que o corpo produz a noite. Sendo assim, a melatonina ajuda a regular o seu ciclo sono-vigília.

Ela também está disponível como um suplemento vendido sem receita.

Embora a melatonina não funcione para todos, pode ser um tratamento eficaz contra a insônia para você.

 

Melatonina 3 Mg Optimum Nutrition
Melatonina Optimun Nutrition

A melatonina é vendida em forma de suplemento alimentar com diversas variáveis, a mais conhecida é a Melatonina Optium Nutrition 3mg.

 

A Valeriana:

Já a Valeriana é uma erva com efeitos sedativos leves que podem ajudá-lo a dormir melhor. No entanto, a qualidade dos suplementos de valeriana varia muito.

Sendo assim, existem as pílulas para dormir com receita médica.

Embora os medicamentos prescritos para o sono possam proporcionar alívio temporário, é importante entender que os remédios para dormir não são uma cura para a insônia.

E se não forem usados ​​com cuidado, eles realmente pioram a insônia a longo prazo.

É indicado que o uso de medicamentos para dormir seja feito só em último dos casos como último recurso.

No entanto, se você tentou várias técnicas de autoajuda sem sucesso, agende uma consulta com um especialista em sono, especialmente se a insônia estiver afetando seu humor e sua saúde.

Conclusão

Já a Valeriana é uma erva com efeitos sedativos leves que podem ajudá-lo a dormir melhor. No entanto, a qualidade dos suplementos de valeriana varia muito.

Sendo assim, existem as pílulas para dormir com receita médica.

Embora os medicamentos prescritos para o sono possam proporcionar alívio temporário, é importante entender que os remédios para dormir não são uma cura para a insônia.

E se não forem usados ​​com cuidado, eles realmente pioram a insônia a longo prazo.

É indicado que o uso de medicamentos para dormir seja feito só em último dos casos como último recurso.

No entanto, se você tentou várias técnicas de autoajuda sem sucesso, agende uma consulta com um especialista em sono, especialmente se a insônia estiver afetando seu humor e sua saúde.

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