benefícios do colágeno para pele
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Colágeno: Tudo Sobre Este Composto

Todos sabem que o colágeno é uma proteína fundamental no nosso corpo que serve para inúmeras coisas.

Mas você sabe exatamente para que ele serve? 

De origem grega, Kolla significa ‘cola’ e Genno significa ‘produção’. Sendo assim, pode-se entender que a proteína significa produção de cola.

Ela é uma proteína de origem animal e tem o papel de estruturar os tecidos,

estrutura do colágeno
Estrutura das fibras de colágeno

tem o papel de estruturar os tecidos, pela integridade da cartilagem, da pele, dos vasos sanguíneos, entre outros aspectos.

Ele ajuda no processo de cicatrização e regeneração da cicatrização do corpo.

 

Quais São Os Tipos De Colágeno E Para Que Servem?

A proteína do colágeno é formada por uma cadeia de aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina.

Apesar de caracterizarmos como uma coisa só, existem 29 tipos de colágeno diferentes e fazem sua diferenciação na composição dos aminoácidos, no diâmetro e na localização dos tecidos.

Sua estrutura molecular não dissolve na água por conter uma grande quantidade de aminoácidos hidrofóbicos. Sendo assim, possuem grande fibra insolúvel com uma grande capacidade de força elástica e hidratação.

O colágeno aparece em 35% no total de proteínas do nosso corpo. As variações de colágeno são:

tipos de colágeno

Colágeno Tipo 1

Esses geralmente são encontrados em sua maioria na pele, tendão, ossos e dentes. Sua estrutura é composta de fibras grossas e são mais resistentes a tensão.

Colágeno Tipo 2

Este é em sua maioria encontrado na cartilagem. 

Tem também associação com as células da matriz extracelular com ligação forte à água. 

Esse colágeno funciona liberando água quando é pressionado e voltando a forma inicial quando a pressão acaba. É como se fosse uma espécie de mola, que faz com que o joelho, por exemplo, aguente grandes impactos e o peso do corpo.

Colágeno Tipo 3

Esse tipo de colágeno pode ser encontrado nas artérias, dentro dos músculos do intestino e do útero. Assim como também em outros órgãos como o fígado, o baço e os rins.

As fibras do colágeno tipo 3 tem maior elasticidade e são encontradas em órgãos de forma variável.

Colágeno Tipo 4

É formado por moléculas de colágeno que não tem associação em fibras. 

Esse tipo se prende um no outro por suas extremidades e formam algo parecido com uma tela de arame. 

Quando se juntam em moléculas não fibrosas, constroem uma membrada que atua como uma película.

Qualquer pessoa pode fazer uso do colágeno, principalmente aquelas que estão na casa dos 30 em diante. Aliás, a proteína é muito mais indicada para pessoas mais velhas pois é a partir dos trinta que a produção de colágeno começa a cair.

Quais São Os Benefícios Do Colágeno?

Ao fazer uso da proteína, os principais benefícios a seguir podem ser vistos:

  • Prevenção e tratamento de distúrbios gastrointestinais;
  • Melhor elasticidade da derme assim como sua firmeza;
  • Prevenção de osteoporose, hipertensão, úlcera gástrica;
  • Utilidade como biomaterial;
  • Resistência e elasticidade;
  • Diminuição das linhas de expressão;
  • Hidratação da derme;
  • Alivia dores nas articulações;
  • Aumenta a densidade óssea;
  • Protege a cartilagem;
  • Reduz a queda de cabelo;
  • Melhora o crescimento das unhas e cabelos;
  • Entre outros benefícios.

Não é por acaso que o colágeno é uma substância totalmente popular, pois inúmeros são os seus benefícios dentro do corpo que se mostram também no lado de fora.

O colágeno vem totalmente de origem animal, no entanto, ele pode ser encontrado também na alimentação.  Alguns alimentos auxiliam no fornecimento de aminoácidos fundamentais para a construção da proteína no nosso corpo.

Alimentos como ovos, queijos, geleia de mocotó, iogurte, frutas cítricas e frutas vermelhas, castanhas, nozes, amêndoas, aveia e soja, ajudam na produção da proteína no organismo.

No entanto, se atentar ao modo de preparo dos alimentos é fundamental para que suas principais propriedades não se percam.

Quanto De Colágeno Ingerir Por Dia?

família de colágeno Naara
A linha Naara é a mais vendida do Brasil

Muitas pessoas que desejam começar a suplementação com colágeno, ficam na dúvida na quantidade de doses que deve ingerir por dia.

Se você escolher ingerir a proteína por meio da alimentação, então, você precisa consumir algo em torno de três bifes por dia. Essa quantidade equivale a 2g de colágeno.

Por meio de cápsulas, o ideal é que você consuma 2g por dia pois, essa quantidade já é o suficiente para preservar a textura da pele. 

Se o seu objetivo na ingestão da proteína for para as articulações, então a dose diária é de 8 a 10 gramas ao dia.

Alguns suplementos trazem na sua descrição, a palavra ‘hidrolisado’. Assim como também os peptídeos de colágeno. Saber o que isso significa é fundamental para que você faça o consumo correto do produto.

Com a evolução nas formas de processo dos suplementos, o colágeno hidrolisado de hoje em dia é muito mais eficaz do que antigamente. Agora ele é melhor absorvido pois é quebrado quando ingerido.

Os pepetídeos são enzimas e as enzimas são capazes de quebrar as cadeias dos colágenos hidrolisados em partes ainda menores, facilitando ainda mais sua absorção no organismo.

Para saber qual tipo de colágeno tomar e sua quantidade ideal, basta definir qual é a sua prioridade ao colocá-lo para dentro do seu corpo.

Se o principal objetivo for para benefício da pele, unha e cabelo, os suplementos que trazem os peptídeos de colágeno hidrolisado são os melhores. 

Isso porque, como citamos, os pepetídeos conseguem quebrar as cadeias e as transformar em frações ainda menores, o que torna sua absorção algo ainda mais eficaz. 

Suplementar isso com a ajuda de vitaminas e outros compostos pode auxiliar na sua ação.

Se o seu objetivo for voltado para as articulações, o ideal é que você consuma o tipo 1 e 2 de colágeno. 

Estudos revelam que o tipo 2 diminui a inflamação das articulações e o tipo 1 estimula a reconstrução da cartilagem que foi desgastada.

Dicas Para Potencializar O Uso De Colágeno

O uso dessa proteína pode ser muito eficaz quando combinado com outras propriedades. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para você que deseja aumentar sua potência.

1. Consuma-o junto de vitaminas

Principalmente vitamina C. Não necessariamente você deva complementar isso com um produto industrializado. Dê preferência aos naturais como sucos de laranja, limão, acerola, entre outros. 

Qualquer fruta adicionada ao seu consumo de colágeno já é bem-vinda.

Temos um artigo sobre os benefícios da Vitamina C.

2. Evite o consumo com proteínas

Se você der preferência para o consumo de colágeno em cápsulas, não misture a outras fontes da proteína. Para que ele tenha melhor absorção, consuma um ou outro em horários separados com, pelo menos, um intervalo de uma hora.

3. Beba água

Essa dica é útil para tudo na vida que se relaciona ao corpo humano. O consumo de água faz bem para inúmeros fatores, principalmente a saúde da pele.

Sendo assim, se você deseja tomar colágeno justamente para que a pele tenha um aspecto melhor, potencialize seu consumo bebendo bastante água. Isso, além de te deixar hidratado, trará múltiplos benefícios para sua saúde.

4. Não ignore outros nutrientes

O organismo precisa de uma grande variedade de nutrientes para que ele consiga trabalhar com excelência e, então, produzir colágeno naturalmente.

Sendo assim, não foque somente no uso das cápsulas da proteína, verifique também sua necessidade de vitaminas. Seja por modo natural ou industrializado, é importante que você potencialize um produto com o outro para que os efeitos de ambos se complementem.

5. Use produtos específicos

Quando você potencializa o consumo de colágeno com produtos que contenham o mesmo, o efeito na pele pode ser visto de maneira mais rápida.

Sendo assim, além do filtro solar, aposte em cremes que contenham substâncias que prometam o efeito desejado em sua pele.

6. Escolha um horário

O uso de colágeno deve ser feito de forma distante a outras refeições. Diluídos preferencialmente em água  ou sucos pois as frutas ajudam na absorção.

Sendo assim, é recomendável que a pessoa faça uso do mesmo, logo na primeira refeição, em jejum ou então à noite, antes de dormir. 

7. Evite frituras

Gorduras que não são boas não tem utilidade para o organismo. Sendo assim, podem provocar inflamações e provocar a ação dos radicais livres que são inimigos da produção de colágeno.

Então, diminuir o consumo de fritura é muito importante enquanto faz uso da proteína.

8. Durma bem

Essa dica pode parecer inútil, mas é durante o sono que nosso corpo produz uma série de coisas boas que auxiliam o nosso organismo a trabalhar melhor.

Além disso, é comprovado que uma boa noite de sono traz benefícios à pele e produz a redução celular.

Enquanto as pessoas dormem, as células se organizam em suas funções e conseguem descansar para produzir o equilíbrio dos impactos sofridos durante o dia.

9. Atenção as especificações

É fundamental que você não ultrapasse o limite de 9 a 10 gramas ao dia, pois o excesso da substância, fará mal ao seu corpo.

Fique atento ao rótulo para saber se o colágeno é puro e não contém outros aditivos que te farão mal.

Conclusão

Depois de conhecer as principais funções, o que é e para o que serve o colágeno, você já tem uma melhor ideia de qual produto ir atrás para consumo.

Apesar de ser geralmente um suplemento natural, se você tem alguma dúvida, é importante que você consulte um especialista para verificar tanto as quantidades quanto o tipo de colágeno mais indicado para o seu organismo.

 

Linha Naara de Colágeno

Em nossa loja você encontra toda a linha de colágenos Naara e também outros suplementos. 

Sempre lembrando que são produtos a pronta entrega e com estoque em São Paulo -SP.

Se você ainda não conhece a linha Naara temos um artigo completo sobre esta que é a linha de colágenos mais vendida do Brasil.

Assim você pode comprar seu Colágeno Naara com a maior tranquilidade e com o menor prazo de entrega possível.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você de inúmeras maneiras. Caso tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários para que possamos respondê-la.

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