Homem jovem com entradas de calvice
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp

Calvice, porque acontece? Como tratar

A calvice é uma das formas de alopecia, ela é caracterizada pela miniaturização dos fios. Ou seja, a cada ciclo de vida ele vai ficando mais fino e curto, até chegar ao ponto de não nascer mais e o folículo se fechar de vez.

A forma de calvice mais conhecida é a Alopecia Androgenética (AAG), em alguns locais é chamada de calvice padrão masculina. Conhecida pelas famosas entradas de calvice. Este é o primeiro “sintoma”, seguida na perda dos fios na coroa, em último estágio as entradas e coroa se juntam daí o homem fica com toda a parte frontal do couro cabeludo exposto.

 

Estágios da calvice masculina
Os 7 estágios da calvice masculina

A calvice pode ter início a partir dos 18 anos de idade, se acentuar por volta dos 35 anos e estabilizar após os 50 anos de idade. Ou seja, existe grupos de homens que estão propensos a ter calvice antes mesmo dos 20 anos. Após o início da calvice torna-se um processo continuo.
No Brasil cerca de 25 milhões de homens sofrem de algum tipo de calvice, na maioria dos casos o tipo de calvice é a alopecia androgenética. Ela acontece em 96% casos em homens brancos e acima dos 30 anos.

Causas da Calvice

A calvice padrão masculina é de origem genética, então quando nascemos já trazemos conosco ou não o gene que causa a queda do cabelo. Ela acontece quando a testosterona (hormônio sexual masculino) chega ao couro cabeludo e se transforma em DHT (Di-hidrotestosterona).

Ação do DHT no foliculo piloso

O DHT deixa os folículos sensíveis e bloqueia a absorção dos nutrientes essenciais para a melhor saúde do cabelo. Assim a cada ciclo do fio, os folículos ficam cada vez menores e o fio mais curto, até chegar ao ponto de ele não ter mais forças para nascer e o folículo se fecha para todo o sempre.

Como Evitar a Calvice

Evitar a queda dos cabelos é uma batalha em que homens e mulheres lutam há décadas. Alguns tratamentos foram descobertos para tratar o problema de forma paliativa, mas ainda não foi descoberto uma forma eficaz de evitar a calvice, já que se trata de uma condição genética. Mas você pode seguir as seguintes orientações para diminuir a propensão a queda de cabelo:

  • Não usar anabolizantes
  • Deixar de consumir creatina
  • Evitar Tribulus Terrestris

Estes produtos aumentam os níveis de testosterona no organismo e consequentemente aumenta os níveis de DHT.

A prática de esportes e ter uma dieta saudável também ajuda a evitar a calvice, mas também é possível usar bloqueadores de DHT, naturais ou medicamentosos como:

  • Maca Peruana
  • Saw Palmetto
  • Finasterida (medicamento)
  • Dutatesrida (medicamento)

Estes fitoterápicos ou medicamentos bloqueiam a DHT, desta forma os fios não sofrem os efeitos desta enzima.

 

Calvice Tem Cura?

Embora empresas façam anualmente diversas pesquisas, até hoje em pleno ano de 2020 ainda não foi encontrado uma cura para calvice. Como ela é genética nem é tratada como uma doença, mas sim uma característica física que acomete na maioria dos casos os homens a partir do início da puberdade.

Mesmo não tendo cura, a calvice tem diversos tratamentos que vão desde o baratinho até o mais caro. Vão de loções e cremes a medicamentos e intervenção cirúrgica, isto depende da pretensão, paciência e acima de tudo capacidade financeira do paciente.

Tratamentos para Calvice

A cada dia que passa os médicos apresentam novos tratamentos para conter a calvice, mas um grande impeditivo pode ser o preço. Mas não se preocupe, existem centenas, se não milhares de tratamentos que você pode usar para conter a queda dos seus cabelos.
Veremos a seguir os principais tratamentos usados hoje em dia:

Transplante Capilar

O transplante capilar consiste em uma cirurgia que tem duração que varia entre 4 e 6 horas. Lá é retirado fios da parte de trás da cabeça e reimplantado na área calva. Como os fios reimplantados não sofrem a ação da DHT, o fio saudável tem crescimento permanente. Ou seja, feito uma vez não precisará ser feita novamente.
Ponto negativo é o custo elevado, a partir dos 15 mil reais.

Homem com transplante capilar

Remédios Para Calvice

Os remédios para combater a calvice nada mais são que bloqueadores de DHT, fazendo com que esta enzima no “grude” nos fios, evitando o enfraquecimento e queda dos fios. No momento o melhor remédio para a calvice masculina é a finasterida.

Ela é um fármaco criado para tratar câncer de próstata, portanto exige acompanhamento médico. Este medicamento possui diversos efeitos colaterais e não deve ser tratada como primeira opção para combate a calvice.

Minoxidil Para Calvice

O minoxidil é um fármaco usado desde 1965 contra a queda de cabelo, por ser um potente vasodilatador ele faz com que os vasos sanguíneos ao redor do folículo se expanda. Desta forma mais sangue, oxigênio e nutrientes chegam ao bulbo capilar. Com uma maior quantidade de nutrientes os fios voltam a fase anágena com mais força e maior calibre.

O Minoxidil é o tratamento mai comum para calvice

Aprovado em 1988 pelo FDA o minoxidil é encontrado no formato de loção, espuma e spray para calvice. O minoxidil é liberado para tratamento de calvice apenas como solução tópica de aplicação local. Não sendo recomendado em nenhuma hipótese a ingestão oral.

Dermaroller Calvice

O tratamento com dermaroller é uma terapia que é usada em consultórios e clinicas de estética há anos. Ela consiste em criar micro ferimentos no local tratado. Desta forma o nosso organismo envia ao local muito sangue rico em nutrientes, plaquetas e colágeno.

Com esta combinação o microagulhamento para calvice se torna muito eficiente, pois não necessita de nenhum medicamento extra e resulta em uma redução na perda de cabelo de até 30%.
Com a repercussão deste do microagulhamento para combate a calvice, muitos homens adaptaram seu uso para a barba e também colheram muitos resultados favoráveis.
O fato da calvice ser uma condição genética, não existe um tratamento natural eficaz no combate a esta enfermidade. Mas existe uma série de alimentos e vitaminas que você pode consumir para tratar a perda de cabelo.

Tratamentos Naturais Para Calvice

  • Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, principalmente a Biotina tem uma função peculiar na prevenção da queda de cabelo.

A biotina trabalha aumentando a quantidade de queratina enviada para o cabelo e também as unhas, com o passar do tempo pode ser notado aumento do calibre dos fios e também das unhas. Assim eles ficam menos propensos a queda ou quebra, ela pode ser ingerida através da alimentação ou com suplemento de biotina. Conheça alguns alimentos ricos em biotina:

  1. Nozes
  2. Tomate
  3. Gema do ovo
  4. Cebola
  5. Cenoura
  6. Alface
  7. Couve-flor
  8. Carne vermelha
  9. Leite
  • Saw Palmetto e Maca Peruana

Pesquisas indicam que o Saw Palmetto e a Maca Peruana são bloqueadores naturais de DHT. Elas agem bloqueando a enzima 5-alfa-reductase, desta forma a testosterona não é convertida em DHT. Eles são encontrados apenas na forma de suplementos alimentares.

  • Babosa

A babosa ou Aloe Vera é utilizada a gerações na prevenção da calvice. Mais recentemente pesquisas descobriram que ele tem efeitos antibacterianos, anti-inflamatório, antifúngica, antiviral, hidratante, tônica, imune estimulante, regeneradora e antioxidante.

Ela não tem efeitos na prevenção genética da calvice, sim na proteção do couro cabeludo contra doenças e na regeneração dos fios.




Fim da Calvice

Como podemos ver o fim da calvice, mesmo no ano de 2020 está longe de chegar, seja por conta das especificidades de cada paciente ou de interesses econômicos da indústria farmacêutica.
O melhor a se fazer é quando perceber os primeiros sintomas de calvice, procurar o seu dermatologista e dar início ao tratamento antes que seja tarde demais.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo no whatsapp. Isto ajudará muito nosso blog a chegar ao maior número de pessoas interessadas no conteúdo.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se e receba mais artigos como este!

Toda semana enviaremos artigos parecidos como este e você receberá em primeira mão!

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDOS

O QUE É MINOXIDIL SP?

A Minoxidil SP é uma loja dedicada a vender Minoxidil, produtos para barba, além de suplementos alimentares. Localizada na cidade de São Paulo, atua des…continuar lendo

MAIS ARTIGOS